sexta-feira, 10 de julho de 2009

Inteligência x Motivação

Muitas pessoas só sabem reclamar dos problemas que têm e não olham para as possíveis soluções. Se você fica no problema, acaba arrumando outro. Você precisa se ver subindo uma escada: onde os degraus são os recursos de que você dispõe, e que precisa de criatividade para usá-los.
Falando em criatividade, um excelente exemplo a ser citado é o de George de Mestral (1907-1990) que, após um passeio, volta com a roupa coberta por carrapichos. Ele ficou curioso como aquilo poderia grudar em sua roupa se não havia cola ou qualquer outra coisa que unisse a duas, e em microscópio, observou que o carrapicho tinha pequenos “ganchos” que se prendiam a roupa. Então, a partir de uma planta tipicamente brasileira – o carrapicho (que diga-se de passagem, o Brasil é o maior produtor de carrapicho do mundo), e que nos parecia inútil ele descobriu algo fantástico:



O velcro! Isso é um exemplo de que precisamos abrir os olhos para os recursos ao nosso redor!

Mas, afinal, quem vence: o inteligente ou o motivado? Pois a resposta é o motivado. Um exemplo disso é o poderoso dono da Microsoft, Bill Gates. Ele é inteligente claro, mas é muito mais motivado. Ele trancou a matricula da faculdade no 1º ano, ela era o que a gente chama de NERD (mas tem gente que prefere chamar de JACU – rs), e com 19 anos ele montou na garagem do pai dele uma empresa que ele chamou de Microsoft, e ele precisava de sócio, e ninguém quis! A não ser outro jacu! E eles montaram a Microsoft.

Já Steve Jobs, esse é um gênio da informática, é o inventor do Macintosh, ele fez o 1º computador de fácil acesso. Mas por que ele não ficou tão rico como Gates? Porque ele olhava pro espelho, ele tinha o melhor produto do mundo, não era motivado. Bill Gates olhou pra janela, olhou pra fora (alguma semelhança com Windows?) Então ele foi atrás de alguém pra lançar esse produto dele, e disse que ainda ia atualizar o produto, e você pode ver que ele ta atualizando até hoje! E atualmente, Bill Gates é sócio majoritário da Apple, e Steve Jobs trabalha pra ele! E ele é o mais rico do mundo, e é um jacu! Portanto se amanhã alguém te chamar de jacu, diga muito obrigado! Pois esses são os ricos de amanhã!

Outro exemplo de inteligência e motivação (nada a ver com os exemplos acima) é o cachorro e o gato, no qual o último é mais inteligente, só que ele é mais preguiçoso, ele só pensa nele! Por que você acha que ele tem 7 vidas? Porque ele nunca defendeu ninguém! Ele não defende nem a casa que ele mora! Você já viu algum gato ser morto por ladrão? Já o cachorro dá a vida pela casa que ele mora! Nem com a corrente ele deixa de ser motivado! E é possível fazer uma analogia com a nossa vida, a corrente pode representar as normas de governo, por exemplo, e que nós, mesmo com a “corrente” não devemos deixar de ser motivados! O cachorro é um ser tão bom, que se você chega em casa sóbrio, ele te ama, se você chega bêbado, ele também te ama, e até lambe a sua boca! E o cachorro sempre perdoa. Esse é o segredo da excelência. E como prova disso, é só a gente pensar um pouco: se você chega em casa tarde da noite, na chuva, no frio... o cachorro sai da casa quentinha dele só pra te receber! Você pode chutar, bater, o que for, ele te perdoa! Já o gato...aaaaah...esse aí pode estar dormindo na sua cama! Ele ouve você chegar, não levanta, abre um olho só pra não perder o sono e se você toca ele da cama ele ainda avança em você!

Então seja também um motivado!

(Baseado na palestra de motivação de Daniel Godri)



3 comentários:

Mariane disse...

(depois de mto esforço e sacrifício ahuhaua)

Então, sobre o texto, concordo com o q vc disse. Ser motivado é msmo mto mais importante, mas tbm é preciso saber aproveitar as oportunidades e principalmente saber criar oportunidades ;D

Teu blog tá lindo e já tá linkado la no Implicitudes ;)

:*

Lola disse...

valeeew Mare!

e parabéns pelo primeiro aniversário do Implicitudes!

=*

JeSs disse...
Este comentário foi removido pelo autor.